quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Espelho, espelho meu!

    A nova novela da Rede Globo (Viver a vida) do autor Manoel Carlos, através da personagem Renata (Bárbara Paz) vem mostrando ao público uma grave doença psicológica que afeta vários jovens, principalmente garotas que se dedicam à busca do corpo perfeito. Esse distúrbio psicológico é chamado de Anorexia e Bulimia.
    As pessoas afetadas pela anorexia acreditam estarem acima do peso e com isso deixam de se alimentar. Algumas até substituem o alimento pela bebida, como é o caso da personagem citada.
    Os primeiros sinais são regimes constantes e a prática exagerada de exercícios físicos.
    Quem sofre desse mal, tem uma visão distorcida de seu corpo ao olhar para o espelho, enxerga uma pessoa gorda, mesmo que seu corpo esteja esquelético e subdesnutrido, por isso, persiste numa dieta de passar fome que pode até levar à morte.
    Já a bulimia apresenta as mesmas causas e distúrbios que a anorexia, só que esse distúrbio a jovem come excessivamente e logo depois coloca todos os alimentos ingeridos para fora.
    O tratamento para esses distúrbios é delicado, e é essencial para ajuda e compreensão da família e dos amigos. É importante lembrar que com um diagnóstico rápido e orientação nutricional e a força de vontade o paciente terá melhoras significativas que o levarão a uma cura mais rápida.


Uma jovem que tem a doença da anorexia, quando se olha ao espelho se enxerga gorda, onde tudo é uma ficção de sua própria imaginação em buscar o corpo perfeito, quem tem desse mal tem sempre uma visão errada ao se olhar no espelho. 





A bulimia apresenta um distúrbio onde a jovem come excessivamente e logo depois coloca todos os alimentos ingeridos para fora, e isso acontece por não conseguir fazer com que o estômago aceite o alimento.
    



A charge mostra de uma forma divertida que pessoas que sofrem da anorexia têm medo de estarem acima do peso, mesmo quando não estão, e por isso deixam de comer e também ficam com medo de se alimentarem e ficarem gordos.





Agradecemos à Alessandra Stella e principalmente à nossa querida professora de Língua portuguesa Márcia Cristina pela paciência, atenção e dedicação.



Componentes: Diego Augusto, Isabela Marques, Luiza Chesman, Mariana Lopes e Thalita Carolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário