sexta-feira, 27 de novembro de 2009


QUAL É O LIMITE?


            Nos últimos tempos, a tecnologia tem avançado cada dia mais, principalmente com relação à comunicação. Há aparelhos moderníssimos que, além da função de celular, baixam vídeos e músicas e tem até sinal de TV. São, não só meios de se buscar informação e estabelecer contatos, mas também verdadeiros objetos de diversão que atraem principalmente crianças e jovens.O problema acontece quando esses aparelhos tornam-se presentes constantemente na sala de aula e interferem no rendimento escolar do aluno.
          Sabemos da importância da comunicação no mundo moderno e como a escola é influenciada por isso. Mas será que é certo o uso de, por exemplo, um aparelho celular na hora da aula? Certamente que não!
          Quando o aluno fala ao celular ou permanece ouvindo música com o fone, ele está se prejudicando e desrespeitando o ambiente de aprendizado. Mas a maioria deles alega que não vê problema nenhum, já que nem sempre estão a fim de prestar atenção na aula.
           A aluna Elis Mariana do 2ºC diz: “Sou contra o uso indevido de celular na sala de aula, apenas o utilizo quando necessário e se houver urgência. Pois além de não ser permitido, obviamente atrapalha o aluno. Gera desconcentração quando está sendo utilizado para jogar e até mesmo ouvir músicas...”
          Já o aluno Marcelo Silva, também do 2°C, diz-se a favor do uso de celular na sala de aula, pois é um meio de diversão e uma forma de descontração durante as aulas, mesmo sabendo que isso é errado...”.
          Ouvimos também a opinião da supervisora da escola (Kézia), e segundo ela, o uso desses aparelhos atrapalha o desenvolvimento, o aprendizado da turma, já que os mesmos tiram a atenção dos alunos que precisam aprender os conteúdos.
           Vimos que as opiniões sobre esse assunto são diversas. Mas a verdade é que existem normas na escola, criadas para garantirem a ordem e o aprendizado dos educandos, e essas normas proíbem o uso desses aparelhos na hora da aula. Cabe a nós, alunos, a obediência às regras e a consciência de que sem condições adequadas de aprendizado não chegaremos a lugar algum. Não podemos nos dispersar e atrapalhar a aula, pois aprendizado depende também do nosso esforço em respeitar o ambiente escolar.



"Aluno em uma ligação durante a aula"



"Aluno ouvindo músicas durante a aula"






Componentes: Lays/ Tiago /Lucas





Nenhum comentário:

Postar um comentário