sexta-feira, 13 de novembro de 2009


Grafitagem X Pichação

       O grafite surgiu na década de 1970, em especial nos bairros mais pobres de Nova York (Estados Unidos), a partir de grupos políticos que marcavam os muros das cidades com frases tais como “Abaixo a Ditadura”, e juntamente com o Hip Hop, uma cultura de periferia originária dos guetos americanos que une Rap, Break, Grafite, e Skate. Já a pichação, surgiu basicamente na mesma época do grafite em Nova York também. Depois veio para o Brasil em 1980, passando por São Paulo, onde “artistas” formavam gangues para escrever exaustivamente seu nome pelos quatro cantos de cada cidade do País.

       Grafitagem é um tipo de arte praticada principalmente por jovens que costumam escrever e desenhar nas paredes da cidade. O grafite usa um conjunto de palavras e imagens com o objetivo de passar uma mensagem. Em contrapartida, Pichação é uma ação de transgressão para marcar presença, chamar atenção por meio da subversão do suporte. E de certa forma, usado para deixar reflexões ambientais e visuais na cidade, sendo assim, visto como vandalismo.
      O grafite é visto ao contrário da pichação, como uma manifestação de arte, sendo praticado em locais permitidos. Os brasileiros desenvolveram um estilo próprio, e hoje são reconhecidos entre os melhores do mundo.



"Grafite"



"Pichação"

Entrevistamos um dos grafiteiros da cidade de Betim, o Daniel “Year”. Veja:

*Daniel, há quanto tempo você grafita?
Desde 1998, são 11 anos de grafite.

*Como você conheceu o grafite?
Com um amigo da escola (Jhonatan “Yes”), ele foi quem me passou as primeiras letras, bases, conhecimentos, e etc.


*Você acha que aqui em Betim o grafite é reconhecido?
Não, aliás, muito pouco. Creio que falta a participação da sociedade, e somos nós mesmos que podemos torná-lo mais reconhecido. É preciso divulgar mais e promover alguns eventos, onde os jovens possam ter liberdade para demonstrarem as suas artes.

*Em sua opinião, o grafite é muito discriminado? Por quê?
Sim. Ás vezes pelo fato de ser muito parecido com a pichação, pois as pessoas nem querem saber o que você pinta; só por ser nos muros e com spray, já somos discriminados, sendo que, se a mesma pintura fosse em uma tela, não existiria a discriminação.

*Qual o porquê do seu nome ou apelido no grafite?
Bom, a maioria dos grafiteiros tem um apelido, escolhendo certas letras para criá-lo. E assim foi o meu caso, formei a partir das letras que acho mais bacanas.


*O que você pensa sobre pichação?
A maioria, praticamente todas, não são artes. Arte é expressão, não demarcação de território, ou procura por “ibope”... tanto o grafite como a pichação interage com um lugar meio depredado ou abandonado, no sentido de passar alguma mensagem, até mesmo sobre o próprio lugar.

*As pessoas costumam muito confundir o grafite com a Pichação? Por quê?
Sim, isso é o que mais acontece. Devido apresentarem aspectos relativos quanto à pintura, como por exemplo, o Spray e o Rolim de tinta, e ainda, há pouco conhecimento das pessoas sobre um e outro.

*Deixe uma mensagem para aqueles que não conhecem o grafite e aqueles que desejam conhecer esta arte...
O que tenho a dizer é que o grafite é uma arte diferente de todas, tem suas maneiras de se distinguir das demais. Acredito que vale a pena todos os que não conhecem se interessarem em entender um pouco mais sobre esta arte. Gosto muito de praticá-lo e jamais me arrependerei de tê-lo conhecido.





       
Componentes: Aline/ Amanda/ Elis/ Gustavo C.






Um comentário:

  1. Ótima reportagem...Parabéns ao pessoal do 2°C e parabéns ao blog.

    O 2°C também lê
    www.descompensando.blogspot.com

    ResponderExcluir