quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Música

ARTE E DENÚNCIA


        A música está sempre presente na vida das pessoas, existem gostos diferentes, atendidos pelos mais variados estilos e ritmos. Comumente esta arte é usada para expressar sentimentos e críticas culturais e políticas. Isso aconteceu, por exemplo, no Brasil, na época do regime militar (1964-1985).
       Usada como protesto político e após a promulgação do ato institucional nº5, a música foi censurada, assim como outras formas de comunicação que ousaram criticar a repressão do governo. E então os compositores começaram a produzir músicas com duplo sentido, tentando alertar os mais atentos e despistar a atenção dos militares, que geralmente descobriam que se tratava de uma crítica ao sistema de governo. A aprovação e sucesso das músicas entre o público era grande. Um dos exemplos mais marcantes do jogo lingüístico e musical presentes no período é a musica Cálice, composta por Chico Buarque, que continha um som idêntico à expressão “cale-se”.  Veja o trecho transcrito abaixo:
 
"Como beber dessa bebida amarga
Traga a dor, engolir a labuta
Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta...”


“Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto sangue...


       Nesses versos, há um diálogo com o texto bíblico no qual Jesus demonstra desespero e sofrimento ao se aproximar da morte. Então nesse cálice há algo que ele não queria, mas deveria “beber”.
E na música o “cálice” trazia também o que  não se queria aceitar: o cale-se. Houve restrição da liberdade de expressão, liberdade da palavra do artista ou de qualquer um que tentasse compartilhar idéias que ameaçassem os interesses dos líderes do  sistema político vigente. Determinava-se o silêncio.
       Assim como Chico Buarque, outros artistas também foram censurados durante a ditadura militar como: Caetano Veloso, Elis Regina, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Raul Seixas, Toquinho.
        Passado o regime militar no país, a música continua influenciando nossos cidadãos através de letras que retratam a realidade e que muitas vezes servem pra criticar, não o atual sistema de governo, mas a maneira como os governantes utilizam o poder pra poder ludibriar o povo. Artistas como Gabriel O Pensador, ainda hoje utiliza-se do poder da música para demonstrar tal realidade, como trás o trecho abaixo:



“A criminalidade toma conta da cidade
A sociedade põe a culpa nas autoridades
O cacique oficial viajou pro Pantanal
Porque aqui a violência tá demais
E lá encontrou um velho índio que usava um fio dental
E fumava um cachimbo da paz
O presidente deu um tapa no cachimbo e na hora..."




     Percebe-se que no trecho da música do Gabriel, fumar o cachimbo da paz é chegar a um acordo sobre determinado ponto de conflito, ou seja, quando se tem alguma divergência e se chega a um ponto comum. A origem da expressão vem da cultura indígena, que ao celebrar um acordo entre tribos, os índios pegam um cachimbo, passando de um a um, como prova de amizade e que esta tudo bem.

     Nesse sentido, vemos que a música além de ser uam arte que emocíona. pode ser uma forma de as pessoass manifestarem seus pensamentos, suas críticas e índignaçõescom relação às diferentes realidades enfrentadas na sociedade. Enfim, ela é um poderoso instrumento de denúnci, capaz de influenciar e também de marca a história de uma sociedade.

    Em primeiro lugar gostaria de agradecer à direção da  escola Nossa Senhora do Carmo por ter nós proporcionado a oportunidade de desenvolver este trabalho. Agradeço, de forma muito especial, a professora Marcia, pelas pacientes e criteriosas reflexões e sugestões efetuadas durante o desenvolvimento deste trabalho e pela disposição e dedicação, demonstradas em todo o processo.





Componentes: Helen Louise, Igor Alves, Jéssica Aline, João Vitor, Kátia Pollyana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário