quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Primeira Oportunidade



Charlie Brown Jr - NÃO É SÉRIO

Cada vez mais cedo os jovens procuram o primeiro emprego para se sustentarem ou ajudar a família.


Você já pensou várias vezes em trabalhar, não vê a hora de ter um dinheirinho só seu todo mês, em vez de ficar pedindo tudo para sua mãe e seu pai ?

Se você sonha em ter um emprego porque acha que assim sua vida mudará fique sabendo que não é o (a) único (a) que pensa deste jeito, a maioria dos adolescentes e jovens também acham isso. Muitos de nossos jovens precisam trabalhar para ajudar no orçamento de casa, e muitos destes começam muito cedo ajudando os pais para ter o pão de cada dia, é muito triste quando vemos uma criança pedindo esmola nas ruas, lavando carro por um trocado e outras têm até mesmo apoio dos pais para se prostituir. Mas seja por necessidade ou não, a verdade é que um emprego, além de ser importante para o equilíbrio social, é desejado cada vez mais cedo pelos jovens.

Os adolescentes querem sempre mais roupas novas, de grife e de boa marca, para se enquadrar no padrão que a sociedade impõe. O que o jovem pensa sobre ter um emprego? Vou poder comprar aquela jaqueta linda que vi outro dia na vitrine, vou conhecer novos amigos, ganhar liberdade dos meus pais para sair quando eu quiser, vou gastar tudo com o que eu quero, e comprar aquele celular lindo com tecnologia máxima.

Realizamos uma pesquisa com 100 adolescentes de 15 a 18 anos para saber “Por que os jovens querem um emprego” e descobrimos que 37% querem um emprego para ganhar liberdade dos pais, 21% precisam do emprego pra ajudar no orçamento de casa, representam 20 % aqueles que querem compra roupas de marca, 14% são aqueles que nunca pesaram no assunto e querem somente estudar e 8% dizem que não vão trabalhar, pois os pais tem um bom dinheiro.( fonte : alunos da EENSC ).

Certamente o trabalho ajudará você a amadurecer e conhecer coisas novas que por sinal é muito bom, mas ele também pode te prejudicar muito na idade em que você se encontra, por exemplo, com relação aos estudos. Por isso, antes de sair correndo atrás do seu primeiro emprego, tente arrumar um trabalho que não atrapalhe os estudos, pois você pode ficar sobrecarregado (a) e talvez não sobraria tempo para revisar a matéria dada pelo professor. Procure um trabalho que goste e não o primeiro que aparecer. E se você esta disposto (a) perder seu filminho da tarde e sabe conciliar direitinho os seus horários para não prejudicar os estudos nem o trabalho, comece a procurar nos classificados de jornais ou aviar aos amigos que está procurando um trabalho. Depois é só ter um pouco de paciência para aguardar os chamados. E lembre-se que não é fácil arranjar o primeiro emprego, e que existem barreiras para encontra-lo. Mas não desista na primeira tentativa se não der certo; insista até encontrar seu emprego. Tudo o que você tem que fazer é estudar muito e mostrar competência no trabalho e não se esqueça, na escola.


Qual emprego escolher ?
 E agora o que fazer ?

"Como podem exigir experiência, se não nos dão oportunidade de adquirirmos".






Componentes do grupo : Keismann, Pamella, Leticia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário